sábado, 26 de setembro de 2015

Resenha #34 - Anjo Mecânico



 Título: Anjo Mecânico
 Autora: Cassandra Clare ( <3 )
 Editora: Record
 N° de Páginas: 392

  Mês passado, estava eu folheando o folheto Moda e Casa da Avon e me deparo com o primeiro volume da séria das Peças Infernais - ainda não entendi qual o problema da Cassandra com um substantivo comum + uma característica ruim ( mortais e infernais ) - e isso tudo ocorre ainda no meu momento pós-término do último volume dos Instrumentos Mortais no qual ainda não superei o que fizeram com o Simon - e obrigo minha mãe à comprar esse livro, não nego que novamente criei grandes expectativas desse livro, esperando que fosse algo tão esplêndido como cada um dos volumes dos Instrumentos Mortais ( Okay ! Cidade de Vidro não é tão bom assim ) será que essa espera minha se realizará ? Segue a resenha, tire suas próprias conclusões.
  O livro é narrado na Londres Vitoriana, em torno de 1878 e conta logo no prólogo - que é essencial para o entendimento da história, sendo a narração uma consequência de tal - a chegada de Tessa em Londres em busca de seu irmão, Nate, que mandou uma série de cartas pedindo para que ela visse morar com ele após a morte de sua tia. Ao chegar em Londres, Tessa se depara com uma dupla de irmãs que se intitula Irmãs Sombrias que dizem serem representantes de Nate, nas quais levariam ela até seu irmão.
  Temos um loop de seis semanas e descobrimos que Tessa está em cárcere privado sobre custódia das Irmãs Sombrias que mostraram à ela uma peculiaridade, Tessa podia mudar sua forma ao tocar em algo pertencente à alguma pessoa, elas fazem um treinamento gigantesco em cima da prisioneira, até que elas dizem estar preparando Tessa para um suposto '' Magistrado '' - sendo esse um mistério respondido apenas nas últimas 50 páginas do livro, quem é o magistrado ? - somos apresentados paralelamente aos caçadores das sombras de Londres: Will e Jem.
  Tessa tenta fugir das Irmãs mas é pega e amarrada em uma cama, ela assume o corpo de uma garota- Emma Bayliss - que ela havia se transformado para as Irmãs Sombrias e tal sendo menor que Tessa, escapou facilmente das cordas, em seguida o cárcere de Tessa é invadido por caçadores das sombras para supostamente salvarem ela, uma batalha se incia, uma das irmãs é morta e Tessa é nocauteada.
  No instituto de Londres, ela acorda e pouco a pouco é apresentada aos outros moradores do instituto e logo em seguida é analisada pelo Irmão Enoch - que é personagem dos Instrumentos Mortais <3 - no qual afirma que Tessa é uma transformadora com capacidade de se transformar em quem ela quiser, e como parte disso ela pertence ao submundo. Jessamine - minha personagem favorita <3 - leva Tessa para fazer compras, Henry e Charlotte vão colher informações sobre o caso e Jem e Will vão para o cárcere de Tessa procurar mais informações e lá eles encontram um autômato vestido de carne e pele humana que afirma que De Quincey - um vampiro da cidade - é o magistrado e ele esta com Nate.
  O resto do livro segue nestas mesmas questões de onde está o irmão de Tessa, quem é o magistrado e por que ele quer Tessa, são várias questões para serem respondidas em quase 400 páginas e isso gera uma grande e degustante quantidade de informações - diferente do Mundo de Sofia que há uma questão para 560 páginas - além da narratividade perfeita de Cassandra Clare que sabe dosar perfeitamente os momentos de tensão, diálogos, melosidade e ação.
  Algo muito curioso é a intertextualidade com livros da época, todo início de capítulo há um trecho de livro ou poema de época, há também referências para os outros livro de Cassandra ( Clare lançou um livro dos instrumentos mortais e um livro das peças infernais de maneira intercalada, havendo mega referências neles ) além da presença de famosos personagens como Magnus Bane.
  Aconselho esse livro para todos que querem sair da mesmice pois um livro que foge dos padrões século XXI pois ele se ambienta no século XIX é excelente para além de aprender um pouco de como as pessoas viviam naquela época, a leitura é excelente apenas me deixando confuso em um trecho que envolve o pingente de um anjo mecânico no pescoço de Tessa ( mas isso deixo para a resenha do último livro ).
  Até o próximo post meu povo <3 Curtam Forno Literário no Facebook e nos sigam para mais posts !



Nenhum comentário:

Postar um comentário