sábado, 19 de setembro de 2015

Resenha #33 - O Mundo de Sofia



Título: O Mundo de Sofia
Autor: Jostei Gaarden
Editora: Cia das Letras
N° de Páginas: 560

  Já adianto, esse livro não é para qualquer pessoa ler. Há um público em específico no qual ele é direcionado, no caso, pessoas que curtem filosofia e sociologia e querem aprofundar um pouco mais nesse assunto. Estive muito ansioso para ler esse livro desde quando terminei O Dia do Curinga - que é do mesmo autor - porém o preço dele estava um pouco salgado e minhas condições não permitiam adquiri-lo, com isso fui acumulando expectativas gigantescas em torno deste livro. Surgiu a oportunidade - em uma aula de filosofia - onde a professora de filosofia pediu este livro na lista de leitura obrigatória anual, para fazer um pouco de suspense, leia a resenha e veja minha opinião no final.
  O livro gira em torna de Sofia - que no grego significa conhecimento - uma garota de quase 15 anos que vive junto à sua mãe pois seu pai trabalha fora e a visita poucas vezes. Logo no primeiro capítulo é começado o maior mistério do livro, no qual Sofia recebe um cartão-postal endereçado à casa de Sofia mas com o nome de outra pessoa, Hilde além de em seguida receber um pacote com textos filosóficos que fazem Sofia refletir.


'' O fato de o mar estar calmo na superfície, não significa que algo esteja acontecendo nas profundezas ''

   Sofia recebe uma série de pacotes com seu curso de filosofia que é totalmente detalhado e com uma cronologia lógica que é dividida nos períodos da filosofia ( a transição de mito para ciência, Pré Socráticos, Período Clássico, Pós Socrático, Medieval e Modernismo ), seus principais filósofos e seus pensamentos e teorias. A cada pacote que Sofia recebe, a curiosidade aumenta mais e mais de quem está mandando tal curso, inicialmente ela acha que é seu pai mas logo descarta tal teoria e há a descoberta de que um cachorro vinha da floresta atrás de sua casa até a caixa de correio e deixava seu pacote nele - um cachorro chamado Hermes, excelente nome né ? - ela tenta segui-lo mas não tem êxito porém descobre que é Alberto Knox quem manda as cartas.
  O mistério paralelo à história é de '' Quem é Hilde ? Qual a relação dela e de Sofia ? '' uma série de fatos que coincidem com as ações de Sofia ocorre - como, por exemplo, Sofia acha uma moeda na rua e no mesmo dia recebe um postal do pai de Hilde, o Major, falando sobre a moeda perdida que pertencia à Hilde - e o mistério criar expectativas exorbitantes que ultrapassam as maiores expectativas que eu como leitor há muito tempo nunca tive.
  Chega um momento na narrativa que há o encontro entre Sofia e Alberto Knox e os ensinamentos filosóficos são ensinados à sofia pessoalmente, além de Knox saber a solução para o mistério paralelo de Hilde e nutrir-nos cada vez com mais e mais expectativas. Muitas vezes durante a leitura, Alberto diz que o Major, pai de Hilde, era um tipo de ''Sol'' que era supremo e estava em todo lugar, evidenciando levemente a solução para tal mistério que é o foco principal do livro que, infelizmente, será solucionado nas últimas 100 páginas, no qual será explicado detalhadamente ( Haverá um post/desabafo sobre o final deste livro, aguardem <3 ).
  A leitura é um tanto quanto cansativa ( comecei a leitura no início de Junho e a terminei no final de Setembro, teria demorado mais porém eu tinha uma data para término por causa da prova ) e este livro não é daqueles que há uma vontade incansável de ler capítulo por capítulo e virar a noite lendo, é necessário que haja a absorção das informações lidas que requer uma capacidade de interpretação muito grande. Para se ter noção de tal complexidade, a matéria que minha professora de Filosofia deu em um mês está escrita em cerca de 40 páginas que são super cansativas de se ler, aconselho esse livro apenas para quem curte filosofia e quer se divertir com um enrendo um tanto quanto maçante e ao mesmo tempo aprender filosofia. Por Favor, não crie expectativas deste livro. Grato !

  Essa foi a resenha meu povo, grato pela leitura de vocês e que sempre leiam nosso blog <3 Até o próximo post !

Nos curta no Facebook !
Nos siga no Twitter !





26 comentários:

  1. Gente, que ótima resenha, sempre tive curiosidade de ler esse livro, mas nunca tive a chance, irei ver se compro :D

    abraços

    http://ideiasliterariasb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser interessante. Já ouvi falar sobre. Gostei da sua resenha, parabéns! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma checada no meu desabafo sobre esse livro aushsus talvez vc mude de ideia shsushsu <3

      Excluir
  3. Puxa são 560 páginas de estudo mesmo! Livros assim são cansativos e a absorção do ensinamento é lenta e me deixaria bem cansada, mais não descarto a hipótese de adquirir um exemplar, pois achei a estória interessante!
    Enfim, você terminou hein!!! rsrsrs
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te adianto que você vai ter que adquirir muita paciência ! djsaiasdjdsaij obrigado por comentar <3

      Excluir
  4. Oiee ^^
    Ainda não li esse livro, mas estou com ele aqui há mais de dois anos, esperando na fila de não-lidos...kkk' acho que cheguei a ler umas cinco páginas *-* Realmente, não é uma leitura de uma noite, requer bastante tempo e atenção do leitor, e acho que esse é o motivo por eu enrolar tanto para ler.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. admito que apenas li por obrigação da escola, do contrário ... daijssjidjida

      Excluir
  5. Eu comecei umas três vezes e não terminei. Ele começa intrigante e instigante e depois se torna maçante,cansativo. Eu tenho mta curiosidade de saber o final e portanto ainda não desisti de tentar ler até o final pela quarta vez. rsrs, parabéns por ter conseguido mesmo que por obrigação!!! abç!

    ResponderExcluir
  6. caso desista de vez, temos uma postagem que conta o final ( tive que desabafar pelo blog dsjisdjiaijdas ) muito obrigado por comentar <3 siga o blog para ver nossas postagens e nos curta no facebook ( www.facebook.com.br/fornoliterario )

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu gostei muito do enredo, mas o li quando estava estudando a disciplina de História da Filosofia na faculdade. Hoje pretendo reler a obra, com um olhar mais maduro depois de anos formada e atuante no mercado profissional. Enfim, que pena que achou a obra maçante, mas não posso discordar que o seu denso conteúdo tira o teor literário e o torna, praticamente, técnico.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo jeito, vc deve gostar de filosofia p ter feito uma faculdade nessa área, mas imagina quem não gosta e tem de ler de forma obrigada ? djasjidsijsdaji sou eu

      Excluir
  8. Oie
    Eu nunca li o livro.
    Meu professor de filosofia vivia pedindo para ler, mas eu nunca li kkkkkkk
    Realmente acho que eu não curtiria, embora a premissa seja muiiiiiiito top.
    Eu confesso que fiquei curiosa.
    Quem sabe eu leia no futuro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente a história em si é curiosa mas como eu disse, para cada 40 páginas apenas há 5 sobre o enredo em si.
      Obrigado por comentar <3
      se inscreva para mais posts e nos curta no facebook : www.facebook.com.br/fornoliterario

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?

    Li esse livro a muito, muitos,muitos anos atrás,muitos mesmo. rs (Uma quase titia aqui - rs), confesso que duas das minhas matérias favoritas sempre foram Filosofia e sociologia,li por conta da escola na época - lá nos meus 14 anos, mas confesso que amei o livro - acredito que por gostar da temática que envolve ele - mas assim como vc, indico apenas para quem curte mesmo.
    Parabéns pela resenha!

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado <3 Se inscreva para mais resenhas e nos curta no facebook isso dá uma baita ajuda <3

      www.facebook.com.br/fornoliterario

      Excluir
  10. Oi acredita que ainda não tive a oportunidade de ler este livro , sempre vejo muita gente falar sobre ele e tenho curiosidade de conhecer esta historia ,mais ainda não surgiu o momento , gostei muito de sua resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse na resenha, aconselho caso goste de literatura, mas talvez o livro apenas n funcionou cmigo ....

      Excluir
  11. Olá,
    Sempre tive muita curiosidade sobre esse livro, mas creio que sou daquelas que não leria. Só de pensar em filosofia já fico com preguiça. Sei lá as vezes não é momento também, gostei da resenha e creio que seja um livro bom. Bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ele é, mas meeeega cansativo 😅 obrigado por comentar 💓

      Excluir
  12. Oi oi!
    Gostei muito do seu ponto de vista e concordo que a pessoa tem que gostar de filosofia para ler.
    Já muita gente falando que não curtiu ou desistiu da leitura, porque realmente não é pra qualquer um.
    Achei bem legal esse livro mais atual ser incluso nos livros obrigatórios, adoraria que fizessem isso na minha escola hahaha
    Eu curto muito filosofia e com certeza leria, acho que posso aprender muita coisa e com certeza ainda lerei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. A edição esta linda, eu li o livro quando estava no fundamental, a professora costumava fazer fichas resumos dos livros valendo nota, eu lia pelo 4 livros por bimestre para garantir um 10. Confesso que lembro que li, mas não recordo quase nada, isso já faz uns 13 anos pelo menos. Concordo com você a obra não é para qualquer um, hoje em dia eu não leria, embora essa edição seja uma tentação.

    By Patty

    ResponderExcluir
  14. Olá! Tenho muito interesse em ler esse livro. Adorei sua resenha, ficou ótima. Preciso comprar urgentemente!

    Beijos
    http://albumdeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii tudo bem?
    Eu sou apaixonada em Filosofia e Sociologia e estava doida para ler O Mundo de Sofia, porém quando comecei a ler fiquei meio desanimada e larguei o livro, e até hoje não o peguei de volta rsrs, mas ele está na minha listinha de leituras.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oii,
    Sempre me falaram muito desse livro, mas por ser voltado a Filosofia (coisa que não me interessa muito) nunca tive interesse na leitura, mas gostei da resenha.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  17. Já escutei o título várias vezes mas nunca reparei ou pesquisei! Muito interessante o fato de ser voltado para Filosofia. Vou pesquisar agora, bela resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir