segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Tutorial #1 - Modelo de DNA

  Pode parecer algo fútil e sem motivo para estar aqui, mas fui obrigado a fazer um para a matéria de Biologia, e quando fui procurar como se fazia um modelo de DNA, simplesmente não achei um único tutorial sequer que estava á altura de ser entendível e que poderia seguir os passos e ser feito de maneira correto, e como tudo que engloba cultura - inclusive biologia, pequeno gafanhoto - pode ser postado nesse blog, cá estou eu ! As fotos que estarão aqui seram justamente do meu trabalho, então caso alguém as usa, coloque os devidos créditos.

  • Materiais: 
  1. Um cabo de vassoura
  2. Furadeira, 
  3. Palito de Churrasco,
  4. Durex
  5. Cola de Madeira
  6. Bolinhas Tamanho Médio de Isopor, 
  7. Duas Fitas de Tecido de 3 metros,
  8. Canudo 
  9. 4 Cores de Tinta
  10. Agulhas
  • Modo de Fazer:
  Primeiro de tudo, começaremos com o cabo de vassoura - que é a parte mais difícil do trabalho - você terá de fazer uma marcação em espiral ( girando o cabo ) com 5 cm de altura, a dica é não se preocupar com a regularidade da espiral, apenas faça a demarcação a cada 5 cm e girando o cabo. Feito isso, agora é a hora mais difícil, teremos de furar as demarcações ( é aqui que sera postos os palitos de churrasco ), fure com muito cuidado e tente fazer o tamanho do furo equivalente ao da grossura do espeto que será posto ( caso não consiga fazer essa relação, temos uma solução que será dada mais para frente ).
  Deixe a vassoura furada em espiral de lado e vamos para os palitos de churrasco. Pegue um numero par e divida em dois grupos de palito e para cada grupo pinte metade do palito de uma cor e metade de outro ( Por exemplo, azul, preto, verde e amarelo ----> pinte 18 de amarelo e preto e o resto com as duas outras cores e quando eu digo pintar é metade do palito de uma cor e metade de outra ), feito isso espere secar* e coloque os palitos intercalados da maneira que você quiser nos buracos feitos na vassoura e não se esqueça de fazer o mesmo com as bolinhas de isopor, pegue um numero par e divida em 4 e pinte as bolinhas das 4 cores que você escolheu para o palito, após secar, fure e coloque nos palitos que estão encaixados na vassoura, não se esqueça de por nas suas respectivas cores. Deve ficar parecido com isso.
  Para ficar bem aparente a ideia das hélices e fiel ao verdadeiro DNA, pegue a fita de tecido e comece a coloca-la em cima de cada bolinha e coloque uma agulha para ela ficar presa, em seguido siga o caminho das bolinhas até acabar, isso deverá ser feito nos dois lados do DNA, representando as ligações de fosfodiéster, e caso queira ficar mais fiel coloque os canudos junto dos palitos e cole eles com durex para representar as pontes de hidrogênio - ou ligações duplas e triplas. Seu resultado final deve ser este aqui, a foto é a do meu resultado final do trabalho todo pronto - a base é feita de uma caixa de papelão com um buraco para a vassoura entrar.


  • Imprevistos:
  Em caso do palito ficar menor que o tamanho do buraco coloque cola de madeira dentro do buraco e em seguida coloque o palito, a cola secará bem rápido e com o palito dentro, isso é muito bom mas deve ser tomado muito cuidado.
  E como somos mãos duras, inventamos de pintar as bolinhas com esmalte para gastar menos com a pintura - graças a mim - descobrimos que esmalte derrete o isopor, então meu caro amigo, não economize e falando nisso, tinta para tecido é mais cara porém precisa apenas de uma passada na bolinha e ela já fica sem falhas enquanto as outras tintas normais precisaram de umas 5 passadas novamente para pegar uma cor na bolinha.

  *Quando colocamos o palito no buraco da vassoura, fomos burros e fizemos isso antes da tinta secar, resultado: os palitos grudaram e quando puxamos para tira-los de dentro do buraco, quebramos a vassoura ao meio, então caro leitor, espere secar, por favor.

  Esse foi o primeiro tutorial, espero que tenha ficado bom, agradeço de mais pela leitura de vocês !<3







Um comentário: