quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Resenha #32 - Os 13 Porquês


    

Título: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Editora:  Ática
N° De Páginas: 256

  Um livro que comecei com grandes expectativas por estar numa vibe suicida gigantesca, já havia ouvido falar desse livro há muito tempo mas apenas depois de ganhar um livro de aniversário e ir troca-la e me deparar pessoalmente com essa pseudo-maravilha  houve a iniciativa de compra-lo, ou no caso troca-lo, e começar a leitura tão prometida e bem falada que eu havia escutado, ainda estou procurando tudo o que me disseram sobre esse livro, simplesmente acho que ele não funcionou para mim, uma pena pois foram R$39,90 gastos à toa e que poderia ter gerado algum outro livro.
  A narrativa é sobre Hannah Baker, seu suicídio e suas fitas gravadas e direcionadas aos motivos pelos quais ela se suicidou. A história tem a dinâmica de ser narrada em dois pontos de vista paralelos a de Clay, um garoto adolescente - no qual demorei 100 páginas para descobrir que era um menino - que conviveu com Hannah por um certo período que quando chega da escola descobre uma caixa entregue em sua casa com 7 fitas ( gravadas de ambos lados, cada fita com lado A e B ) com os 13 motivos que uma amiga - ou conhecida ? isso iremos discutir - sua se suicidou com uma overdose de remédios.
  '' As regras são bem simples. São só duas. Número um: você escuta. Número dois: você repassa. Espero que nenhuma delas seja fácil para você ''.
  Essa é a dinâmica do livro, você ouve todas as fitas com os porquês que fizeram Hannah se suicidar, analisa o seu motivo que fez essa atrocidade com ela e envia pelo correio para o nome seguinte do seu nas fitas. Vemos durante a narrativa uma série de coisas que parecem ser muito comuns para nós mas para a cabeça dela são totalmente gritantes e extremistas - o que achei um ponto fraco do livro, o autor fez algo comum se tornar algo totalmente exclamativo e exagerado - como, por exemplo, um dos porquês de Hannah, na verdade o último deles, o que envolve o Sr. Porter, ela diz que ele é culpado por deixar ela sair da sala dele sem uma resposta para '' como acabar com todos os problemas que eu tenho '' sendo que Hannah nem sequer disse qual era o problema de forma específica.
  Algumas coisas desse livro que também me irritaram foi a falta de criatividade para a conexão entre o protagonista e a história, onde o protagonista - Clay - era um amor de Hannah, onde ela estava em uma fase ruim de comunicação e ''maltratou'' ele, ignorando ele desse momento até o momento do suicídio dela, eu havia criado uma grande expectativa sobre o grande mistério da conexão entre as fitas e o protagonista, mas comprei camisa GG para um bêbê - sim, acabei de criar essa expressão - pois achei muito broxante a solução encontrada para esse pseudo-mistério, creio eu que seja algum erro de iniciante, sendo esse livro uma obra de iniciação do autor no universo literário.
  Reafirmando, esse livro é queridinho de muita gente - inclusive de amigas minhas - e pode, simplesmente, não ter funcionado comigo, é normal isso, da mesma forma que Senhor dos Anéis também é queridinho de uma manada de pessoas e não é meu, talvez basta o investimento caso haja uma grande promoção, com em torno de 75% de desconto mas, do contrário, quem compra esse livro estará em deficit literário - também acabei de criar esse termo.
  Algo muito interessante foi que no final do livro houve um apêndice para pessoas que se sintam ou que conhecem pessoas que têm as mesmas características que Hannah Baker, e há vários telefones de contatos que podem ser úteis de acordo com sua capital e estado - entre eles o Centro de Psiquiatria da USP - uma iniciativa muito boa sendo a primeira entre vários livros suicidas que eu já havia feito a leitura.

  É isso meu povo, essa foi a resenha - nem tão positiva - do livro Os 13 Porquês, até a próxima postagem people !

Nos curta no Facebook !
Nos siga no Twitter !


Nenhum comentário:

Postar um comentário