terça-feira, 2 de setembro de 2014

Resenha #13 - O Grande Gatsby


 Li esse livro no mês passado , para a escola , inicialmente , achei um tanto quanto chato e com uma linguagem um tanto quanto velha e com palavras diferentes , mas não demorou muito para que eu percebesse o quanto idiota eu estava sendo , e de não ter percebido que a obra produzida por F. Scott Fitzgerald onde representa quase fielmente nossa sociedade , na busca pelo Hedonismo ( busca pelo prazer) , onde o importante é gozar de felicidade.
 O livro se ambienta em pleno surto industrial do inicio do sec. XX , onde nick ( nosso narrador) nos apresenta aos personagens principais e secundários da trama , sendo eles : Jay  Gatsby , Daisy , Tom , entre outros não muito importantes.Nick é primo de Daisy , no qual é casada com Tom ( um jogador aposentado)
  Tom tem uma amante na cidade que liga para ele em pleno jantar no qual podemos ver o tipo de submissão representada por Daisy , que aparece abalada com isso porém não faz nada , Daisy tem um ponto muito peculiar em relação ao papel da mulher na sociedade machista do inicio do sec.XX , fazendo o seguinte desejo : Que sua filha seja tola , pois é apenas isso que a mulher pode ser. Daisy teve anos atras uma relaçao amorosa com Gatsby que ainda a ama , e a espera todos os dias.
  Nick é convidado a uma das festas de Gatsby , no qual podemos perceber ao longo do livro que tal amizade inicialmente foi por apenas interesse , de modo que Gatsby conseguisse falar com Daisy através de seu primo Nick , porém ao longo do livro podemos ver que se torna algo verdadeiro.Ao longo do livro podemos ver muitas traições , amores ocultos , bebidas e ostentação.
  O livro se torna uma leitura obrigatório para quem gosta de leitura detalhadas e com triângulos amorosos , o livro é bem detalhado , desde as roupas usadas até os sentimentos sentidos pelo narrador .Porém podemos ver facilmente uma sociedade hipócrita e hedonista , onde o prazer é mais importante do que tudo.O livro pode fazer com que o leitor reflita com nossa sociedade , e perceba o quanto consumistas somos e o caminho que nossa está levando.
  Há também a relação clássica e muitas vezes odiadas : Filme e livro. Muitos dizem que o filme nao é fiel , porém temos dois pontos de vistas:
1-A personalidade representada por Daisy no filme é totalmente contrária ao do livro , nao que ela nao seja mais tola e desnecessária , porém , ela é retratada de forma mais tola ainda.
2-Gatsby em relação a personalidade foi totalmente desconstruído no filme , no livro suas ações eram mais espontâneas e serias ,porem o filme levou seu leve toque Hollywoodiano e o personagem teve suas características mudadas.
   Entao meu povo , recomendo esse livro a todos  , e dou 5 estrelas para ele *****

 





















(Nick , Gatsby , Daisy , Tom)
Até nossa proxima resenha !



Nenhum comentário:

Postar um comentário