quinta-feira, 7 de maio de 2020

Direto do Forno #1 - Kindle 10ª Geração

    Salve, Forneiros! O Direto do Forno é o nosso novo quadro do blog! Para que nós não fiquemos sempre falando apenas de livros e animes, decidi criá-lo para poder abranger temáticas do áudio-visual por completo, além das esferas em seu entorno. Ou seja: durante minha rotina, se eu estiver usando ou comprando algo que eu curta e deseja recomendar para vocês, é através desse quadro que será feito. 
    Nessa semana, venho falar sobre o Kindle de 10ª Geração da Amazon. Recentemente, adquiri o Kindle (mais especificamente, faz uma semana) e posso dizer que, de longe, foi uma das minhas melhores adesões de 2020! Vou fazer uma lista de prós e contras e finalizar com breves comentários.

Pontos Positivos!

  1. Praticidade: Se tem uma coisa que o Kindle é, é prático! Pequeno para levar para qualquer lugar, mas ainda caber na palma da sua mão (e ter tamanho quase compatível com um livro comum), leve para você nem senti-lo em sua bolsa e fino para caber em seu bolso. Quando eu comprei, fiquei bem receoso quanto à facilidade que eu teria para me adaptar ao e-reader, sempre pensei: nossa, mas será que vai ser tão ruim quanto ficar lendo pdf em celular? Mal sabia eu o quão errado eu estava. Hoje parece que eu seguro o Kindle há anos e que sempre tive um.
  2. Bateria: Outro ponto chave do Kindle é sua bateria! Ela dura, sem brincadeiras, semanas!!! Ainda estou sem carregar o meu, sendo que o uso todos os dias por uma média de 1h30min (ele está com 43% de bateria).
  3. Acervo de Livros: Aqui temos duas vertentes possíveis: a primeira é que, quem quiser, pode assinar o Kindle Unlimited por R$19,90 por mês e ter acesso a um acervo com mais de um milhão de livros disponíveis (inclusive lançamentos que apenas o ebook estaria custando a mensalidade) que, com apenas um clique, você estará tendo em seu e-reader; a segunda é a simplicidade de se baixar livros em formato .mobi para colocar em seu Kindle e ler o ebook como se tivesse sido baixado da Amazon. Ou seja: seguir o ''correto'' e assinar o serviço ou ir para a pirataria. Eu, particularmente, segui para a pirataria, pois todos os livros que eu queria ler estavam disponíveis em sites para baixar (Caso queira saber onde baixar livros em formato .mobi, seguem os três sites que uso: elivros onlineLe Livros e Le Livross).
  4. Iluminação: Diferente das suas versões anteriores, o Kindle da 10ª geração possui controle para iluminação de tela embutido! Logo, podemos nos adaptar facilmente às iluminações dos mais diversos ambientes, algo que não se podia fazer antes e que, consequentemente, era visto como ponto negativo. Aqui destaco um detalhe para a tela dele: é fosca e parece uma página de livro!!! A experiência se intensifica pela tecnologia de e-ink que é usada, onde as letras dos textos imitam letras gravadas com tinta, tornando um detalhe bem realista. 
  5. Complementos: Além de ser um e-reader que lê vários formatos de livros, o Kindle possui um navegador de internet embutido básico (um tanto quanto rudimentar, pois ainda está em fase de testes pela Amazon) e uma série de ferramentes que complementam a leitura por completo: marcador de quotes que possui um buscador apenas para as quotes marcadas ao longo da leitura, contador de páginas lidas (funciona em função de porcentagem também) e, por fim, tradutor e dicionário embutido caso o seu Kindle esteja conectado no wi-fi, desse modo, ao selecionar uma palavra, abrirão janelas mostrando a definição da palavra e sua tradução. 

Pontos Negativos

  1. Preço: Não posso negar, por mais que eu tenha pego em promoção, o Kindle acaba tendo um preço um tanto quanto salgado de R$299,90 em promoções e de R$349,00 em situações normais (Link para comprar aqui, direto do site da Amazon!). Porém, esse ponto negativo é facilmente desbancado caso você possua uma visão à longo prazo: 10 livros de 30 reais que você compraria em mídia física já pagam o Kindle! Logo, basta você lê-los no seu e-reader ao invés de comprá-los em mídia física e, depois disso, é com você desfrutar de infinitos livros.
  2. Adaptabilidade: Uma coisa é fato, não é todo mundo que vai conseguir se adaptar ao Kindle. Seja pelo apego ao livro físico, por senti-lo em sua mão, gostar de dar aquela fungada na no miolo (espero que isso não soe estranho haha) e outros vícios que só os leitores assíduos possuem. Infelizmente, à menos que você faça um test-drive com o Kindle de um amigo, isso é algo individual e que só você pode saber se funcionará consigo mesmo. Como lidei com isso: aceitei que, infelizmente, ser um leitor no brasil é algo caro e que os livros que eu queria custava uma média de R$40/50 e que, ao ter um e-reader, eu poderia ler os livros que eu normalmente gostaria e adquiria a mídia física apenas dos livros que eu estivesse com MUITA vontade de ler ou que teriam uma edição especial capa dura linda.  
  3. Preto e Branco: Sim, a tela do Kindle é preta e branca! Não há coloração, pelo menos nessa versão mais pacata (e popular rs). ''Ai, mas qual a importância de uma tela colorida se livros são em preto e branco?'' Pra você pode não fazer diferença, mas para o público leitor de HQs, mangás e webtoons, pode ser um fator decisivo! 

    Por fim temos mais pontos positivos do que negativos, sendo que alguns dos pontos negativos podem até se tornar positivos ou não afetarem todo mundo, o que importa é: COMPRE UM KINDLE! Seja pela sua praticidade física, compatibilidade para diversos formatos, acervo gigantesco ou apenas por ser bonitinho... o Kindle é uma compra essencial para os leitores que querem melhorar sua experiência de leitura ainda mais ou, até mesmo, para aqueles que estavam com as leituras empacadas e querem um estímulo para voltar a ler. O recado é: Kindle-se. Tem alguma dúvida? deixe nos comentários ou em nossa postagem no Facebook (dá uma ajuda e nos curta lá! <3)


Nenhum comentário:

Postar um comentário