quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Crítica #1 - The Purge


 Título no Brasil: Uma Noite de Crimes
 Ano de Lançamento: 2013
 Diretor: James Demonaco
 Gênero: Terror/Distopia
 Trailer: Clique Aqui Para Ver o Trailer !

  Já havia ouvido falar desse filme fazia um pouco mais de um ano, em 2014 tive a oportunidade de ver tanto o primeiro como a continuação porém o retroprojetor da escola não funcionou e ficamos apenas comendo a pipoca. É então que neste ano surge novamente a oportunidade de ver esse filme que no momento atual se tornou mais famoso e teve seu volume III confirmado para 2016, eu admito que inicialmente não esperava muito desse filme, vendo do ponto que o filme teve um orçamento bem pequeno - custou ''apenas'' três milhões e rendeu meros 36 milhões de bilheteria -comparada à outros grandes filmes nesse estilo.
   Em um Estados Unidos futurista onde durante o ano os índices de criminalidade são quase nulos mas em apenas uma noite do ano, todos os crimes estão liberados e não há nenhum hospital, bombeiro ou polícia liberado para uso de toda a população, a intenção é de que através desse dia toda a raiva acumulada pela população seja liberada, curiosamente, nas classes mais pobres que não tem condições de sobreviver, no qual em uma faca de dois gumes há a resolução de problemas como xenofobia, exclusão social entre outros onde tal solução é o extermínio de tais classes através do dia do expurgo.
  O filme é protagonizado por James Sandin ( Ethank Hawke ) que é um dono de uma empresa de seguros que protege a casa dos mais ricos no Dia do Expurgo, o filme começa com a preparação para a tal noite - que demonstrava ser muita longa - e somos apresentados à esposa de James, Mary ( Lena
Headey ) e seus dois filhos, Zoey ( Adelaide Kane ) e Charlie ( Max Burkholder ) que obviamente estão tensos em relação ao decorrer do dia.
  A noite começa e o namorado de Zoey, diz que iria dar um jeito na má aceitação do pai de Zoey em relação ao namoro de ambos e como a noite havia começado e todos os crimes estavam liberados ele simplesmente pega uma arma e atira de forma errônea em James que apenas se fere levemente do contrário do namorado que é morto na troca de tiros do pai e ele. Paralelamente, o filho do casal observa as câmeras e se depara com um mendigo fugindo de um grupo, ele desliga a segurança da casa e deixa o mendigo entrar.
  O momento a seguir é o mais tenso e que demonstra a realidade dos cidadãos norte americanos desse E.U.A futurista, um grupo de jovens mascarados apertam a campainha e dizem que a ''presa'' deles escapou e que caso não devolvessem o mendigo, a casa seria toda destruída e a família seria morta junto com o intruso.
  Sem dúvida, a melhor atuação deste filme não foi a do protagonista, mas a do líder da gangue que é ninguém menos que o ator Rhys Wakefield, no qual tem as melhores expressões possíveis para se ter nesse filme, o modo como o assunto sério é tratado por ele chega a transmitir uma naturalidade, parecendo que tal noite é tão normal como qualquer outra. Paralelo ao pedido da entrega do mendigo à gangue, são mostradas cenas em que os integrantes da gangue simulam beijos ( sendo que todos estão usando máscaras ), fumam, tiros na cabeça, entre outras coisas macabras.
  O filme faz claramente uma crítica à violência urbana e suas consequências, no qual a solução escolhida para acabar com todos estes problemas de uma única vez é tomada de forma extrema para que houvesse um enredo sustentável e aceitável para um filme ( toda a violência acumulada é expurgada em um dia nas classes mais pobres ).
  Super recomendo esse filme para todos e por mais que esteja em uma classificação de filme de terror é bom deixar avisado que não há tanto terror, apenas uma cena ou outra de pura tensão, é isso meu povo, até o próximo post e não se esqueça de nos curtir no Facebook ( link ao lado do post -> ) e seguir nosso blog <3


Nenhum comentário:

Postar um comentário