segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Resenha #36 - Mentirosos




Nome: Mentirosos
Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
N° de Páginas: 272
Ano: 2014


 Fazia muito tempo que eu tinha vontade de comprar esse livro, calhou de eu ganhar no amigo secreto da escola, um livro que eu já tinha, logo troquei e peguei Mentirosos e A Garota no Trem. Muitos amigos meus já tinham recomendado esse livro insanamente e frisaram que o melhor dele era o final, logo após ler a sinopse já fiquei criando suposições acerca do pequeno trecho que li, mesmo sem ter o livro em mãos, consequentemente criei uma expectativa muito grande em cima desse livro, será que essa expectativa foi saciada ?
   A narrativa gira em torno da família Sinclair, uma família rica e poderosa que têm seus próprios momentos, pensamentos e idealizações. Na qual, todos os verões eles se juntam na Ilha BeechWood que é particular da família - comece a perceber o nível da riqueza - e passam o resto do verão juntos ou, pelo menos, tentam passar juntos. Nosso ponto de vista é o de Cadence - sim, esse é o nome, nada de Candece, é Cadence mesmo - a neta mais velha do magnata dono de tudo - e todos - na qual é, consequentemente, a herdeira de tudo isso. Para acompanha-la, somos apresentados aos seus primos Johnny, Mirren e Gat, amigo de Johnny. Vulgo Mentirosos.
  Para Cadence nada disso importa, nada material, apenas simbólico. Para ela, a amizade com os mentirosos é tudo o que tem importância naquele lugar cheio de ganância, egocentrismo, hedonismo e sede para o poder. Não se enganem, tem amor. Sempre tem amor. A história realmente começa quando no verão dos oito ( quando todos os mentirosos tinham oito anos ) ela se apaixona por Gat quase no instante que o vê. Mau sabia ela que, dessa vez, não seria apenas mais uma paixão de verão.
  Tudo é apresentado da maneira mais perfeita possível, como se logo quando eles se conheceram já se tornaram melhores amigos e logo, almas gêmeas entretanto, no verão dos quatorze algo estranho acontece e algo estava estranho - e dessa vez, não eram apenas os hormônios à flor da pele - toda aquele amizade tinha, realmente, se tornado em um amor verdadeiro e platônico. Uma vez que Gat não era da família, não era um Sinclair, a dúvida se a família aceitaria a relação dos dois começa a pairar e incomoda-los.
  Isso tudo acontece ao mesmo tempo que as mães dos Mentirosos - Penny (mãe de Cady), Bess e Carrie - discutem a todo momento sobre a maneira com que as propriedades ou melhor, a herança seja dividida, cada uma quer uma parte mais vantajosa do bolo. Infelizmente, tudo isso iria ter de acabar um hora ou outra ou, pelo menos, até o fim do verão e ele chega, todos se despedem, inclusive Gat e Cady.
  E o mistério do livro é apresentado. No verão dos quinze, Cady sofre um acidente que a faz perder a memória de tudo o que aconteceu naquele verão, trazendo uma série de sequelas e junto à isso, perde também a vontade de viver, a vontade de ser uma Sinclair. Cady começa a doar todos seus pertences e suas memórias de entes queridos, corta seu cabelo e muda suas atitudes e, logo, preocupa todos a sua volta, com isso seu pai decide leva-la para viajar em um tour pela Europa. Para ele seria uma forma de aproveitar o tempo deles junto mas, para ela, seria uma maneira de tentar relembrar cada momento daquele verão que era uma incógnita na sua cabeça. Por que ela estava sem roupas na praia ? Por que estava com hipotermia ? Passou a noite a deriva na praia ? O que ou quem fez isso com ela ? Para isso há apenas um lugar que tem essas respostas. Não é a Europa. É a ilha.
  Ao longo da leitura do livro, várias coisas passaram na minha cabeça desde um estupro até o barco ter afundado com ela dentro. Curiosamente, ela pensou as mesmas coisas que eu, ao longo da narrativa. Curiosamente, não era nenhuma dessas soluções. Curiosamente, nunca pensei em algo como esse final. Curiosamente, pare de ler essa resenha e vá ler esse livro.
  Sim, Mentirosos lacrou meu 2015. Sim, Mentirosos mais do que saciou minhas expectativas. Quando eu li o final, fiquei encarando a página boquiaberto e pensando como essa autora conseguiu pensar numa trama tão bem feita e tão lacradora como ela fez, e fiquei tão abismado que tive de parar e ficar pensando por um bom tempo e ligar muitas indiretas que agora faziam sentido, que foram dadas ao longo do livro.
  A escrita de Lockhart é cativadora e deixa nossa atenção presa na trama e em nada mais, tanto que devorei esse livro em meros 1 dia e meio. Não aceitei quando terminei, me recusei a aceitar, e ainda não aceito pois, eu devia ter aproveitado mais aquela obra prima de leitura. Simplesmente - acontece ? - aconselho esse livro para tudo e todos. Interessante que logo em seguida do livro acabar, tem um adendo dizendo para não contar spoiler do livro para ninguém que não tenha lido o livro ainda ou está lendo, essa ideia devia ser usada por muitos autores. #FicaADica
  Se gostou da resenha, nos siga para mais resenhas e nos curta no Facebook para facilitar a nossa divulgação <3 Até o próximo forninho, pessoal <3




Nenhum comentário:

Postar um comentário